Resumen
Frente a demanda atual de propostas e resoluções que viabilizem o processo de ensino-aprendizagem remota da percussão em curso de formação de professores em música na UFC-Sobral, este artigo apresenta ações desenvolvidas à luz de recursos didático-pedagógicos de ensino promovidos pela DIFOP, PAAP e EIDEIA no ano de 2020 sob perspectiva de edificação da Inovação Pedagógica (InovPed) no ensino superior. O objeto destas ações emergiu estrategicamente em torno da peculiaridade da proposta curricular do Curso de Licenciatura em Música e realidades multifacetadas dos alunos e seus modos diferenciados de acesso e produção segundo possibilidades de recursos e infra-estrutura decorrentes do isolamento social, predominantemente fora do espaço formativo da universidade. O contexto de pandemia emergiu como norteador desta proposta, considerando desafios e questões relativas ao ensino e aprendizagem da percussão de cunho mais popular nas disciplinas Instrumento Complementar Percussão e Oficina de Percussão. O desafio central foi garantir o acesso a informações técnicas de cunho prático peculiares a instrumentos de percussão popular. E a questão principal esteve na dimensão da compreensão de que a aprendizagem da percussão precisa ser redimensionada à luz de abordagens que considerem a sua aplicabilidade em arenas de mediação remota sem prejuízo na aquisição da competência cultural da linguagem percussiva. Tais iniciativas revelaram satisfatório feedback na produção dos alunos no período letivo 2020.1, o que, ainda que parcialmente até momento atual (período letivo 2020.2), permite-me considerar resultados exitosos para a proposta remota de ensino destas disciplinas em foco.
DOI: https://doi.org/10.56238/sevedi76016v22023-055