Resumen
Este trabalho foca na aplicação da ferramenta OKR (Objectives and Key Results) no contexto do agronegócio, uma área tradicionalmente regida por metodologias de gestão mais convencionais. O objetivo deste trabalho é identificar a contribuição da ferramenta OKR para os resultados estratégicos da referida empresa. Para atingir esse objetivo realizou-se um estudo de caso em uma empresa específica do setor. Como procedimento de coleta de dados realizou-se uma revisão documental coletando informações quantitativas e qualitativas nos relatórios internos da empresa. O resultado sugere que, mantendo o ritmo e o planejamento estabelecidos para o ano de 2023, a meta de faturar 1 milhão de toneladas - que é a métrica principal para avaliar o sucesso da companhia - deverá ser atingida. Essa projeção é respaldada pelos resultados já obtidos: até o mês de agosto, a empresa faturou 257.538 toneladas, um número que está em conformidade com as previsões mensais estabelecidas para o ano inteiro, visto que no agronegócio temos uma sazonalidade para compra de insumos, centralizando as vendas nos meses de setembro e outubro onde ocorrem as safras de algumas culturas. Dessa forma, os OKRs emergem como uma ferramenta valiosa para o setor de agronegócio. O estudo sugere que, para maximizar os benefícios do OKR no agronegócio, é fundamental considerar as especificidades do setor na hora de estabelecer objetivos e resultados-chave.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.007-099