Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contacto

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Contacto principal
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Contacto de soporte
  • contato@sevenevents.com.br

Reforma do ensino médio e suas implicações na Educação Física escolar brasileira: Revisão integrativa das produções acadêmicas no período de 2014-2019

Costa JPC;
Costa RNG;
Mendes FJC;
Silva RL;
Oliveira JF;
Melo GEL;
Sousa SB;
Junior JRZ

João Paulo de Carvalho Costa

Ruthelly do Nascimento Gomes Costa

Francivaldo José da Conceição Mendes

Rosângela Lima da Silva

Jorge Farias de Oliveira

Gileno Edu Lameira de Melo

Smayk Barbosa Sousa

Jose Roberto Zaffalon Junior


Resumen

Enquanto área do conhecimento, a educação física foi historicamente atrelada a concepções imperantes de cada época, no entanto, com o passar do tempo, mostrou-se de suma importância para coletividade, fortaleceu-se e se consolidou como componente curricular obrigatório na educação básica. No entanto, as alterações realizadas na legislação educacional brasileira podem influenciar diretamente nessa consolidação. Assim, o presente trabalho teve como objetivo analisar as discussões científicas sobre as implicações que a educação física escolar brasileira enfrentará após a reforma do ensino médio. Para tanto, utilizou-se como método de investigação, a revisão integrativa, com objetivo exploratório, descritivo e abordagem qualitativa. Para obtenção e construção dos resultados, os estudos foram selecionados nas bases de dados: Bireme, Lilacs, Medline e SciElo. Foram obtidos 34 artigos no total, e após aplicação dos critérios de inclusão, foram analisados 7 trabalhos, sintetizados em um quadro comparativo. Após correlacionar os respectivos estudos com as alterações feitas na Lei de  Diretrizes e Bases da Educação Nacional‎ n° 9394/96 e com a versão final da Base Nacional Comum Curricular para o ensino médio,  constatou-se que a educação física escolar especificamente no ensino médio, enfrentará implicações que a conduzirá a uma nova crise, sobretudo de legitimidade, e com isso, dificuldades para materializar-se enquanto currículo. Implicações essas que afetarão diretamente a atuação do professor de educação física e na formação acadêmica em educação física.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.009-036


Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.

Derechos de autor 2024 João Paulo de Carvalho Costa, Ruthelly do Nascimento Gomes Costa, Francivaldo José da Conceição Mendes, Rosângela Lima da Silva, Jorge Farias de Oliveira, Gileno Edu Lameira de Melo, Smayk Barbosa Sousa , Jose Roberto Zaffalon Junior

##plugins.themes.gdThemes.article.Authors##

  • João Paulo de Carvalho Costa
  • Ruthelly do Nascimento Gomes Costa
  • Francivaldo José da Conceição Mendes
  • Rosângela Lima da Silva
  • Jorge Farias de Oliveira
  • Gileno Edu Lameira de Melo
  • Smayk Barbosa Sousa
  • Jose Roberto Zaffalon Junior