Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contacto

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Contacto principal
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Contacto de soporte
  • contato@sevenevents.com.br

As oportunidades e os desafios da educação em tempo integral nas escolas: Um estudo quantitativo

Lima LAO;
Talbot T;
Campos FA;
Silva BHF;
Nery IO;
Cerqueira LRO;
Santos MF;
Souza MA;
Rodrigues CP;
Richardt CCLT

Lucas Alves de Oliveira Lima

Teddy Talbot

Flávio Arantes Campos

Bruno Henrique Fernandes da Silva

Iranildo de Oliveira Nery

Lindalva do Remedio Oliveira Cerqueira

Mayanna Ferreira Santos

Marcos André de Souza

Charles Portos Rodrigues

Camila da Costa Lacerda Tolio Richardt


Resumen

O objetivo desta pesquisa foi analisar os desafios e as oportunidades da educação em tempo integral. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória de abordagem quantitativa com uma amostra composta por 60 professores. A coleta de dados envolveu a aplicação de questionários estruturados de forma presencial e remota. Os resultados indicam uma percepção positiva geral sobre a eficácia desse modelo educacional, enfatizando a importância da colaboração entre educadores e do desenvolvimento de habilidades de liderança. No entanto, foram identificados desafios como a gestão do tempo e do currículo, assim como a necessidade de infraestrutura adequada, evidenciando a urgência de estratégias e investimentos infraestruturais. Quanto às oportunidades, destacam-se a diversificação das atividades extracurriculares, o envolvimento dos pais na vida escolar e a implementação de práticas inovadoras de ensino, oferecendo perspectivas promissoras para enriquecer a experiência educacional e fortalecer a parceria entre escola, família e comunidade. Assim, conclui-se que a educação em tempo integral apresenta um panorama rico em desafios e oportunidades, cujo reconhecimento é essencial para aprimorar continuamente o processo educacional, preparando os alunos para os desafios e oportunidades do século XXI.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.002-055


Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.

Derechos de autor 2024 Lucas Alves de Oliveira Lima, Teddy Talbot, Flávio Arantes Campos, Bruno Henrique Fernandes da Silva, Iranildo de Oliveira Nery, Lindalva do Remedio Oliveira Cerqueira, Mayanna Ferreira Santos , Marcos André de Souza , Charles Portos Rodrigues , Camila da Costa Lacerda Tolio Richardt

##plugins.themes.gdThemes.article.Authors##

  • Lucas Alves de Oliveira Lima
  • Teddy Talbot
  • Flávio Arantes Campos
  • Bruno Henrique Fernandes da Silva
  • Iranildo de Oliveira Nery
  • Lindalva do Remedio Oliveira Cerqueira
  • Mayanna Ferreira Santos
  • Marcos André de Souza
  • Charles Portos Rodrigues
  • Camila da Costa Lacerda Tolio Richardt