Resumen
Este trabalho tem como objetivos: analisar o baixo rendimento nas disciplinas de Química Geral I e Química Ambiental, entre os anos de 2012-2 a 2016-2, no Curso Superior de Gestão Ambiental, no Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) do Campus Maracanã; relatar a criação de uma disciplina de nivelamento denominada “Fundamentos da Química”, que teve o intuito de amenizar o baixo rendimento nas disciplinas relacionadas a Química, devido à grande retenção e, consequentemente, à evasão dos alunos; também investigar o rendimento dos estudantes depois da introdução da referida disciplina, no curso, entre os anos de 2017-1 e 2018-2. A metodologia empregada foi a elaboração de gráficos que pudessem mostrar a porcentagem de reprovações dos alunos nessas duas disciplinas, ao longo dos anos, antes da criação da disciplina de nivelamento, e depois. Os resultados foram muito preocupantes. A disciplina de Química Ambiental apresentou índices superiores a 60% de reprovações, de 13% somente no ano de 2016-1. Na disciplina de Química Geral I, a situação foi bem pior, sendo o menor índice, em 2014-1 e 2015-1, igual a 59%. Depois da criação da disciplina de nivelamento, os resultados melhoraram, significativamente, para a disciplina de Química Ambiental, mas não para a disciplina de Química Geral I, que ainda apresentou índices altos de reprovações. Conclui-se que ainda é necessário investigar mais sobre a conjuntura de reprovação, retenção, provável causa do abandono do curso, ou seja, da evasão.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.004-003