Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contacto

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Contacto principal
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Contacto de soporte
  • contato@sevenevents.com.br

A organização do trabalho pedagógico e as práticas de educação ambiental na escola básica relatadas em dissertações dos programas de pós-graduação da Universidade Federal do Pará

Glaice da Silva Nascimento

Dilcélia Rodrigues Alves

José Bettencourt da Silva

Ostelia Regina dos Santos Alves

Raimundo de Jesus dos Santos Souza

Sheyla Rosanna Oliveira Moraes


Resumen

O artigo apresenta um estudo descritivo e quantitativo cujo objetivo é a análise das dissertações que tiveram como objeto de estudo as práticas pedagógicas de Educação Ambiental na Educação Básica, com ênfase nas pesquisas vinculadas aos programas de pós-graduação stricto sensu da Universidade Federal do Pará (UFPA). Traz como problema os dados obtidos especificamente dos cursos de mestrado nas áreas do Ensino e Formação de Professores selecionados nas literaturas defendidas entre 2005 e 2022 nessa instituição. A questão problema para a construção do trabalho foi: Qual a relação da produção científica com a prática pedagógica no chão da escola básica? O método utilizado foi à pesquisa bibliográfica e documental, identificaram-se 33 dissertações que abordam as práticas de Educação Ambiental na Educação Básica. O resultado encontrado desse quantitativo foram cinco produções que diretamente abordam a organização do trabalho pedagógico e a Educação Ambiental na Educação Básica na Amazônia paraense. Conclui-se que a relação produção e prática pedagógica vêm desenvolvendo atrelada a atividades pontuais no chão da escola básica, sendo os temas água, lixo e poluição os mais citados de modo que a chamada pedagogia de projetos aparece como a mais recorrente forma de prática pedagógica implementada pelas escolas, quase sempre com o objetivo de conscientizar os alunos para a cidadania.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.002-028


Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.

Derechos de autor 2024 Glaice da Silva Nascimento, Dilcélia Rodrigues Alves , José Bettencourt da Silva, Ostelia Regina dos Santos Alves, Raimundo de Jesus dos Santos Souza , Sheyla Rosanna Oliveira Moraes

##plugins.themes.gdThemes.article.Authors##

  • Glaice da Silva Nascimento
  • Dilcélia Rodrigues Alves
  • José Bettencourt da Silva
  • Ostelia Regina dos Santos Alves
  • Raimundo de Jesus dos Santos Souza
  • Sheyla Rosanna Oliveira Moraes