Reflexões epistemológicas do modelo de conhecimento especializado de professores: Ensino de química em foco
Palabras clave:
Teachers' knowledge, Teaching chemistry, Theoretical model, BachelardResumen
O modelo teórico Mathematics Teacher’s Specialized Knowledge (MTSK), que corresponde ao Conhecimento Especializado de Professores de Matemática, tem sido não somente o referencial teórico em pesquisas de ensino e aprendizagem de Matemática, mas também, devido sua especialização, como modelo de referência para outras áreas de conhecimento, como a Física, Química, Biologia, Português, História, entre outras. O objetivo deste artigo é debater a utilização do modelo teórico MTSK como referencial teórico na proposta de modelos para outras áreas de conhecimentos como a Química, baseado na epistemologia dessas duas ciências. Como método assume-se a pesquisa qualitativa, e sua classificação em relação aos objetivos a abordagem explicativa e em relação aos procedimentos técnicos a abordagem bibliográfica. Desta forma, o desenvolvimento do artigo se inicia com apresentação do modelo teórico da Matemática, incluindo a visão epistemológica atribuída pelos pesquisadores na proposição deste modelo. Posteriormente, apresenta-se o modelo do Conhecimento Especializado de Professores de Química (CTSK) proposto a partir do MTSK. Por fim, finaliza-se com a visão epistemológica que possibilitou esta transposição entre os modelos sem perder o caráter especializado para ambas as áreas.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Susel Taís Soares, Karla Katherine Nascimento Calcanhoto, Larissa Kely Dantas, Abner Eliezer Lourenço, Marcel Thiago Damasceno Ribeiro

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.