Resumen
O modelo teórico Mathematics Teacher’s Specialized Knowledge (MTSK), que corresponde ao Conhecimento Especializado de Professores de Matemática, tem sido não somente o referencial teórico em pesquisas de ensino e aprendizagem de Matemática, mas também, devido sua especialização, como modelo de referência para outras áreas de conhecimento, como a Física, Química, Biologia, Português, História, entre outras. O objetivo deste artigo é debater a utilização do modelo teórico MTSK como referencial teórico na proposta de modelos para outras áreas de conhecimentos como a Química, baseado na epistemologia dessas duas ciências. Como método assume-se a pesquisa qualitativa, e sua classificação em relação aos objetivos a abordagem explicativa e em relação aos procedimentos técnicos a abordagem bibliográfica. Desta forma, o desenvolvimento do artigo se inicia com apresentação do modelo teórico da Matemática, incluindo a visão epistemológica atribuída pelos pesquisadores na proposição deste modelo. Posteriormente, apresenta-se o modelo do Conhecimento Especializado de Professores de Química (CTSK) proposto a partir do MTSK. Por fim, finaliza-se com a visão epistemológica que possibilitou esta transposição entre os modelos sem perder o caráter especializado para ambas as áreas.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.003-041