Mapeamento de pesquisas com foco na Geometria Analítica: Um estudo da produção acadêmica no período 2015 – 2022
Keywords:
Geometria Analítica, Educação Matemática, Ensino e aprendizagem, Teses e Dissertações, Análise de ConteúdoAbstract
O presente estudo tem como objetivo principal analisar as perspectivas acerca do processo de ensino e de aprendizagem da Geometria Analítica, presentes em pesquisas da área da Educação Matemática, o qual está embasado no mapeamento de pesquisas publicadas junto ao Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com recorte temporal entre 2015 e 2022. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, onde os dados foram tratados em uma perspectiva qualitativa, com apoio da Análise de Conteúdo. Para a análise foram determinadas três de categorias: Aluno, Professor e Material. Dos resultados obtidos, observou-se uma preocupação por parte dos pesquisadores com as dificuldades apresentadas pelos alunos e que, a utilização de metodologias e teorias reforça a possibilidade de melhoria do ensino e aprendizagem de conceitos da Geometria Analítica tanto na Educação Básica quanto no Ensino Superior.
Downloads
Additional Files
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Jocilene Castro Soares, Janice Rachelli

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.