Abstract
O presente estudo tem como objetivo principal analisar as perspectivas acerca do processo de ensino e de aprendizagem da Geometria Analítica, presentes em pesquisas da área da Educação Matemática, o qual está embasado no mapeamento de pesquisas publicadas junto ao Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com recorte temporal entre 2015 e 2022. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, onde os dados foram tratados em uma perspectiva qualitativa, com apoio da Análise de Conteúdo. Para a análise foram determinadas três de categorias: Aluno, Professor e Material. Dos resultados obtidos, observou-se uma preocupação por parte dos pesquisadores com as dificuldades apresentadas pelos alunos e que, a utilização de metodologias e teorias reforça a possibilidade de melhoria do ensino e aprendizagem de conceitos da Geometria Analítica tanto na Educação Básica quanto no Ensino Superior.
DOI:https://doi.org/10.56238/futuroeducpesqutrans-035