Resumen
Neste artigo tem-se como proposta o desenvolvimento
e aplicação da Realidade Virtual (RV) como
Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) para
auxiliar no processo de ensino-aprendizado de
disciplinas do Ensino Médio. A RV permite a
interação e navegação de usuários em ambientes 3D
mantidos por computador, utilizando de canais de
mapeamento e análise do comportamento dos
usuários, possibilitando a troca de informação entre o
ambiente virtual e o usuário, afetando um ou vários
sentidos humanos. É uma tecnologia de interação e
entretenimento que pode ser aplicada com êxito para
auxiliar nas estratégias de ensino em disciplinas do
ensino médio. Com a evolução da educação, isto é, o
aperfeiçoamento dos processos de exploração,
descoberta, observação e construção de conhecimento,
novas ferramentas de ensino vêm surgindo, de onde
destacam-se os ambientes virtuais de aprendizagem
por permitirem de uma maneira nova e diferente que
pessoas possam fazer e realizar experimentos ou
tarefas que elas não poderiam fazer no mundo
físico/real, como voar, visitar lugares que não existem
ou de difícil acesso através da manipulação e análise
do próprio objeto de estudo. Assim a RV será
fundamental nesse processo de evolução educacional,
onde busca-se cada vez mais o uso de ferramentas
digitais como TICs para a aplicação bem-sucedida de
metodologias ativas de ensino em sala de aula, e
principalmente neste momento de pandemia. Por
conseguinte, o objetivo deste artigo refere-se ao
desenvolvimento de um sistema interativo de RV por
óculos, projetado, modelado e renderizado usando o
software livre Blender, para auxiliar no ensino de
disciplinas do ensino médio, especificamente nas
aulas de introdução a informática, podendo ser
estendido a outras disciplinas.
DOI: https://doi.org/10.56238/sevedi76016-004