Resumen
Os avanços da tecnologia de informação e de comunicação (TIC) transformaram profundamente os processos organizacionais, as instituições de ensino também não ficaram fora dessas mudanças. Além disso no iniciou de 2020 a pandemia do Covid-19 chegou a ampliar o uso das ferramentas de TIC na educação através do desenho educativo do ensino remota emergencial (ERE). Foi buscar entender a evolução do ensino na produção acadêmica, para isso foi realizado um estudo bibliométrica entre 2004 e 2021 sobre o tema “ensino online” comparando a base Scopus e Web of Science (WoS) que segundo Marín-Velásquez e Arrojas-Tocuyo (2021) são bases de busca acadêmica mundialmente reconhecidas e aceitas. Deste modo destacando nesse trabalho a evolução de publicações, as áreas, os autores, os documentos mais citados assim que as palavras chaves que mais aparecem. Notamos como principais achados o domino do número de publicação da base Scopus e enquanto a base Scopus e dominado pela área de computação e WoS é liderado pela área da educação.
DOI:https://doi.org/10.56238/aboreducadesenvomundiv1-005