Resumen
Objetivo: Avaliar a percepção dos pacientes sobre a satisfação da assistência de enfermagem por meio de uma abordagem profissional, em hospital no interior de Minas Gerais. Método: Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, de abordagem quantitativa. A população do estudo foi composta por um total de 145 clientes externos, submetidos à internação nas clínicas de convênio, da médica, da cirúrgica e da neurológica. Resultado: Nos últimos 06 meses foram prestadas uma média de 63,14 internações com uma taxa média de ocupação semestral, em torno de 63,14%. O número de indivíduos que fizeram parte da amostra foi definida baseando no instrumento de coleta de dados e dos critérios colocados por Nunnally (1978) que recomendou entre 05 e 10 sujeitos para cada questão do instrumento. Como o instrumento de satisfação do paciente possui 25 questões, definimos a amostra de 125 sujeitos e acrescentamos a esta 20% de possíveis perdas. Os resultados encontrados neste estudo revelaram que os pacientes estão satisfeitos com o cuidado recebido pela equipe de enfermagem. Tais dados corroboram com estudos que expõe a enfermagem como liderança do cuidado prestado ao cliente. Conclusão: Diante dos resultados deste estudo podemos concluir que a satisfação do paciente ocorre mediante a uma gestão do serviço coordenado pelo enfermeiro por meio da implementação de medidas, de instrumentos e de ações gerenciais. Além de garantir uma educação premente dos profissionais em estratégias científicas quanto às necessidades dos pacientes, a visão holística e a compreensão dos desejos manifestados pelos clientes durante a sua internação.
DOI:https://doi.org/10.56238/ciênciasaudeestuepesv1-082