Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contact

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Principal Contact
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Support Contact
  • contato@sevenevents.com.br

Abordagem da equipe de enfermagem hospitalar: Avaliação da satisfação do paciente quanto ao domínio profissional para qualidade da assistência à saúde

Souza AEDP;
Ferreira PHC;
Barroso HH;
Ribeiro LCC;
Costa JS;
Silva EP;
Barbosa BR;
Rodrigues TMR

Anny Eloysy De Paula Souza

Paulo Henrique Cruz Ferreira

Heloisa Helena Barroso

Liliane da Consolação Campos Ribeiro

Jéssica Sabrina Costa

Eliene Pereira da Silva

Bárbara Ribeiro Barbosa

Thaisa Mara Rocha Rodrigues


Keywords

Enfermagem
Qualidade da assistência à saúde
Satisfação do paciente
Serviço de saúde

Abstract

Objetivo: Avaliar a percepção dos pacientes sobre a satisfação da assistência de enfermagem por meio de uma abordagem profissional, em hospital no interior de Minas Gerais. Método: Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, de abordagem quantitativa. A população do estudo foi composta por um total de 145 clientes externos, submetidos à internação nas clínicas de convênio, da médica, da cirúrgica e da neurológica. Resultado: Nos últimos 06 meses foram prestadas uma média de 63,14 internações com uma taxa média de ocupação semestral, em torno de 63,14%. O número de indivíduos que fizeram parte da amostra foi definida baseando no instrumento de coleta de dados e dos critérios colocados por Nunnally (1978) que recomendou entre 05 e 10 sujeitos para cada questão do instrumento. Como o instrumento de satisfação do paciente possui 25 questões, definimos a amostra de 125 sujeitos e acrescentamos a esta 20% de possíveis perdas. Os resultados encontrados neste estudo revelaram que os pacientes estão satisfeitos com o cuidado recebido pela equipe de enfermagem. Tais dados corroboram com estudos que expõe a enfermagem como liderança do cuidado prestado ao cliente. Conclusão: Diante dos resultados deste estudo podemos concluir que a satisfação do paciente ocorre mediante a uma gestão do serviço coordenado pelo enfermeiro por meio da implementação de medidas, de instrumentos e de ações gerenciais. Além de garantir uma educação premente dos profissionais em estratégias científicas quanto às necessidades dos pacientes, a visão holística e a compreensão dos desejos manifestados pelos clientes durante a sua internação.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/ciênciasaudeestuepesv1-082


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Anny Eloysy De Paula Souza, Paulo Henrique Cruz Ferreira, Heloisa Helena Barroso, Liliane da Consolação Campos Ribeiro, Jéssica Sabrina Costa, Eliene Pereira da Silva, Bárbara Ribeiro Barbosa, Thaisa Mara Rocha Rodrigues

Author(s)

  • Anny Eloysy De Paula Souza
  • Paulo Henrique Cruz Ferreira
  • Heloisa Helena Barroso
  • Liliane da Consolação Campos Ribeiro
  • Jéssica Sabrina Costa
  • Eliene Pereira da Silva
  • Bárbara Ribeiro Barbosa
  • Thaisa Mara Rocha Rodrigues