SABEDORIA DA TERRA: INTEGRANDO CONHECIMENTOS TRADICIONAIS À EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ALIMENTAR
Palabras clave:
Educação Ambiental, Educação Alimentar, Relações Étnico-Raciais, Plantas Medicinais, Conhecimentos TradicionaisResumen
Este estudo apresenta uma maneira de se trabalhar a interdisciplinaridade entre educação ambiental, alimentar e relações étnico-raciais, com foco na valorização de conhecimentos tradicionais. A pesquisa busca compreender como essa abordagem pode contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes e críticos capazes de promover a sustentabilidade e a justiça social. Na metodologia, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre a temática consultando as bases de dados Biblioteca Virtual de Saúde e EBSCO, destacando os estudos de Rocha, Severo e Félix-Silva (2023), Moçambique (2018), Durão, Silva e Ischkanian (2017). Os estudos selecionados foram analisados qualitativamente, buscando identificar as principais contribuições para a pesquisa. Os resultados evidenciaram a importância de valorizar os conhecimentos tradicionais sobre plantas medicinais e práticas alimentares de povos tradicionais. Essa valorização contribui para a promoção da saúde, da sustentabilidade e da justiça social. Além disso, a pesquisa mostrou que a interdisciplinaridade pode ser uma ferramenta poderosa para a transformação social e ambiental. Nas considerações finais, o estudo destaca a necessidade de incorporar os conhecimentos tradicionais à educação formal, promovendo um diálogo entre saberes científicos e populares. Este trabalho contribui para o campo da educação, ao demonstrar o potencial da interdisciplinaridade para a promoção de uma educação mais significativa e transformadora.
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Derechos de autor 2024 Icaro Kleysson de Souza Carvalho, Raphaela Hildita de Sá Guedes Deodato, Marise Mariano Bezerra, Ricardo Kenji Shiosaki, Diego Felipe dos Santos Silva

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