AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS RESPONSÁVEIS ACERCA DOS IMPACTOS DO USO EXCESSIVO DE TELAS POR CRIANÇAS DE 2 A 10 ANOS NA CIDADE DE CAMPO GRANDE, MATO GROSSO DO SUL
Palabras clave:
Pediatria, Desenvolvimento, TelasResumen
O presente estudo visa identificar o grau de conhecimento dos responsáveis acerca dos impactos negativos do uso excessivo de telas por crianças de 2 a 10 anos, especificamente tablets e celulares, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Alinhado às diretrizes da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), que estabelecem limites de tempo de exposição por faixa etária, buscou-se avaliar se tais recomendações são aderidas na prática. A pesquisa também teve como objetivo analisar o nível de supervisão dos responsáveis sobre o uso de telas e sua consciência acerca dos efeitos adversos desse hábito. O levantamento de informações foi realizado em crianças de 2 a 10 anos, coletando amostras no Centro de Especialidades Médicas (CEMED) da Universidade Anhanguera UNIDERP e no curso de Medicina da mesma, em Campo Grande. Um questionário foi aplicado aos pais para elucidar o tempo de exposição e supervisão das crianças às telas. A amostra foi de tamanho significativo para garantir representatividade estatística. Os principais achados demonstram uma discrepância entre o tempo de exposição recomendado e a prática, bem como uma subestimação dos efeitos adversos pelos responsáveis. O significado clínico reside na necessidade de conscientização e educação dos pais sobre os riscos do uso excessivo de telas na infância, enquanto o significado estatístico é determinado pela análise das diferenças entre os grupos demográficos e de supervisão. Limitações potenciais incluem viés de seleção da amostra e respostas tendenciosas dos participantes.
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Derechos de autor 2025 Aline Pereira da Silveira Telles, Bruna Fagundes Da Silva, Dora Moreira Ruzzon, Gabriel Borges Moreira, Gustavo Eduardo Rocha Martins, Maria Clara Conciani De Oliveira, Maria Eduarda Gaigher Biazus, Maria Izabel Souza Da Cunha, Paulo Lourenço Minello Da Rui Júnior, Selena Mel Alonso Santos

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