ESTRESSE E SÍNDROME DE BURNOUT EM ACADÊMICOS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Autores/as

  • Francieli Dalla Costa Rebelatto
  • Eliane Tavares Herber
  • Ricardo Adriano Antonelli
  • Sérgio Paes de Barros

Palabras clave:

Estresse, Síndrome de Burnout, Ciências Contábeis

Resumen

Esta pesquisa buscou avaliar a variação do nível de estresse e da síndrome de Burnout durante o ano letivo de 2019 dos alunos do Curso de Ciências Contábeis. A presente pesquisa classifica-se como descritiva, quantitativa e trata-se de um survey. Com relação aos resultados, constatou-se que os estudantes apresentaram mais sintomas nas fases de resistência e exaustão, demonstrando cronificação do estresse com o passar do ano. Com relação ao Burnout, ocorreu maior pontuação nos constructos Estudo e Relacionamento Pessoal, com maiores valores absolutos nos dois primeiros bimestres, apesar de não configurar discrepância estatística relevante. O estudo contribui para planejamentos de propostas pedagógicas que possibilitem a melhor reorganização das demandas acadêmicas para fins de diminuir o absenteísmo e abandono do curso.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.011-070 

Publicado

2025-04-23

Cómo citar

ESTRESSE E SÍNDROME DE BURNOUT EM ACADÊMICOS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS. (2025). Seven Editora. https://sevenpublicacoes.com.br/editora/article/view/6986