PERCEPÇÃO DA ANATOMIA VEGETAL DOS ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS DE ALTAMIRA- PA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Robson Luiz Costa Santos Arraes
  • Wangles Araújo da Silva
  • Janaina Silva de Matos
  • Railene da Conceicão Sousa
  • Thamires Ferreira da Silva
  • Andressa Goltarde Farias

Palavras-chave:

Cegueira botânica, Metodologias didáticas, Anatomia vegetal, Educação ambiental

Resumo

A dificuldade de ensinar botânica, intensificada pela cegueira botânica, é um desafio contemporâneo, especialmente entre estudantes que não reconhecem a flora local. Este trabalho teve como objetivo verificar a percepção da anatomia vegetal por estudantes do ensino fundamental e médio das escolas públicas no município de Altamira PA. Foram coletadas partes vegetais, como sementes, folhas e madeiras, submetidas a micro técnicas vegetais para produzir histotéca e cubos anatômicos didáticos da flora amazônica. O material confeccionado foi exposto em quatro escolas, acompanhado de fotografias e depoimentos dos estudantes. Os resultados demonstraram grande curiosidade dos alunos, que associaram as amostras às plantas de seu cotidiano, exploraram colorações histológicas, manipularam microscópios e identificaram espécies presentes em seus quintais. Conclui-se que metodologias didáticas interativas são importantes e eficazes para melhorar a percepção da natureza e destaca-se a necessidade de políticas públicas que aprimorem a infraestrutura escolar e fortaleçam a conexão entre universidades e escolas públicas.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2024.041-044

Publicado

2025-03-11

Como Citar

PERCEPÇÃO DA ANATOMIA VEGETAL DOS ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS DE ALTAMIRA- PA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. (2025). Seven Editora, 611-620. https://sevenpublicacoes.com.br/editora/article/view/6734