PESQUISA-AÇÃO COMO ABORDAGEM INTEGRATIVA E TRANSFORMADORA DE PRÁTICA ORIENTADA AO FORTALECIMENTO DO APRENDIZADO COLETIVO NO ÂMBITO DA CENTRAL DE PROCESSAMENTO ELETRÔNICO (CEPRE) DO PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO ACRE – BRASIL

Autores/as

  • Patrícia Medina
  • Elcio Sabo Mendes Júnior

Palabras clave:

Formação, Aperfeiçoamento, Prestação jurisdicional, Humanização do judiciário

Resumen

A pesquisa-ação é uma abordagem investigativa que visa integrar a participação ativa dos envolvidos no processo de pesquisa com a transformação das práticas observadas. O objetivo deste artigo é descrever o primeiro ciclo participativo da metodologia de pesquisa-ação no âmbito da Central de Processamento Eletrônico do Tribunal de Justiça do Estado do Acre, destacando as interações entre teoria e prática, como os participantes se envolveram nas etapas de diagnóstico, planejamento e intervenção, buscando promover melhorias no funcionamento da central e fortalecer o aprendizado coletivo; e apresentar exemplificativamente os efeitos advindos da implementação que  indicam que, ao proporcionar uma participação direta e reflexiva, a pesquisa-ação favoreceu o desenvolvimento de soluções práticas e a construção de novos conhecimentos, alinhando teoria e ação de forma colaborativa e eficaz dados os resultados atingidos.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.001-032 

Publicado

2025-02-21

Cómo citar

PESQUISA-AÇÃO COMO ABORDAGEM INTEGRATIVA E TRANSFORMADORA DE PRÁTICA ORIENTADA AO FORTALECIMENTO DO APRENDIZADO COLETIVO NO ÂMBITO DA CENTRAL DE PROCESSAMENTO ELETRÔNICO (CEPRE) DO PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO ACRE – BRASIL. (2025). Seven Editora, 439-458. https://sevenpublicacoes.com.br/editora/article/view/6647