USO DO GODOT PARA CRIAÇÃO DE SIMULADORES GAMIFICADOS

Autores/as

  • Daniel de Andrade Moura
  • Sabrina Souza da Silva
  • Lucas Martins
  • Marina Mendes Rezende
  • Guilherme Ferreira da Silva
  • Luciano da Silva Carvalho
  • Carlos Antônio de Souza Galdino Junior
  • José Vinicius Gonçalves
  • Maria Nicole Nascimento Silva
  • Gabriela Yuri Yoshimoto Matsuo

Palabras clave:

Simuladores, Educação, Física, Godot

Resumen

Simuladores digitais vêm sendo estudados como ferramentas auxiliares na educação, sobretudo em aulas de física, com o objetivo de engajar o interesse dos discentes e facilitar a compreensão do conteúdo. Nesse sentido, o presente artigo investiga o uso da Godot Engine, ferramenta utilizada no âmbito do projeto Física Visual do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (campus São Paulo), para o desenvolvimento de simuladores de física gamificados; processo que se mostrou desafiador, uma vez que a equipe precisou ser capacitada no uso do software. Pretende-se, assim, analisar as problemáticas envolvendo a adaptação de fórmulas da física clássica para utilização dentro da engine, além de apresentar as soluções encontradas para que o simulador pudesse atender às condições de gamificação e de simulação da realidade.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2024.041-035 

Publicado

2025-02-21

Cómo citar