Avaliação Diagnóstica Multidimensional Da Aprendizagem De Programação Na Educação Profissional E Tecnológica

Autores/as

  • Evandro das Virgens Scarpati
  • Márcia Gonçalves de Oliveira

Resumen

Em diversos países, como Estados Unidos e Estônia, existem programas educacionais voltados para o ensino de programação desde as séries iniciais, por considerarem a habilidade de programar e desenvolver o pensamento computacional extremamente importante para a atualidade (SILVA et al., 2015). Jeannette Wing descreveu o Pensamento Computacional (PC) como um processo de resolução de problemas, baseado na Ciência da Computação, capaz de desenvolver habilidades como abstração, automação e análise (WING, 2006). A Sociedade Brasileira de Computação (SBC) publicou os Referenciais de Formação em Computação (2017) e definiu o PC como “à capacidade de sistematizar, representar, analisar e resolver problemas”.

DOI:  https://doi.org/10.56238/sevedi76016v22023-095

Publicado

2023-03-31

Cómo citar

Avaliação Diagnóstica Multidimensional Da Aprendizagem De Programação Na Educação Profissional E Tecnológica. (2023). Seven Editora, 1530-1539. https://sevenpublicacoes.com.br/editora/article/view/654