DESENVOLVIMENTO DE JORNADA ACADÊMICA EM ODONTOLOGIA: CONSIDERAÇÕES EDUCACIONAIS NA CONSTRUÇÃO DE LIDERANÇA E EMANCIPAÇÃO DOS SUJEITOS
Palabras clave:
Organização, Liderança, Educação SuperiorResumen
Este capítulo analisa como a organização acadêmica contribui para a formação de lideranças na odontologia, destacando o papel das ligas acadêmicas, jornadas acadêmicas e diretrizes curriculares nacionais. As ligas atuam como espaços de aprendizado prático, desenvolvendo competências interpessoais, de gestão e de liderança. As jornadas, por sua vez, conectam teoria e prática, promovendo cultura de pesquisa, networking e interdisciplinaridade. As diretrizes curriculares incentivam o protagonismo estudantil por meio de metodologias ativas, como a aprendizagem baseada em problemas, que estimulam a autonomia e a reflexão crítica. Além disso, destaca-se a necessidade de suporte institucional para ampliar o impacto dessas iniciativas, garantindo inovação e ética na formação profissional. O estudo conclui que a combinação entre práticas pedagógicas inovadoras e atividades extracurriculares é essencial para formar líderes preparados para enfrentar desafios sociais e profissionais e transformar o cenário da saúde bucal.
DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2024.034-006
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Jorge Luis Pagliarini , Andrew Silva Pinheiro , Nalanda Moreira dos Santos, Beatriz Souza Caxa , Amanda Wellen Conceição Sampaio , Adan Lucas Pantoja de Santana

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.