GERAÇÃO DE SCREENAGERS E A EDUCAÇÃO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Autores/as

  • Aurisélia Rocha Azevedo
  • Cícera Helena Araújo Salvador
  • Conceição Elislândia de Sá Brito
  • Francisco Kennedy Linhares Ximenes
  • Ione Deyne Fernandes de Aguiar
  • Jane Meire de Freitas dos Santos de Queiroz
  • José Ribamar Muniz Feitosa
  • Wagner Bento da Silva

Palabras clave:

Screenagers, Tecnologias, Educação

Resumen

O presente trabalho é fruto de uma pesquisa bibliográfica, em fontes confiáveis, para responder ao objetivo de analisar os desafios e as possibilidades que a educação enfrenta na atualidade, ao se deparar com uma geração imersa no mundo digital. Os screenagers como são chamados, precisam ser educados, desenvolverem competências e habilidades sociais, emocionais e também cognitivas. Como a escola pode se organizar para atender esses jovens? O paper desenvolve-se em subtítulos que vão ajudando a entender a relação dessa geração com o universo escolar: como se dá o seu percurso escolar e quais os maiores desafios para professores e escolas, sempre ancorados em estudos já realizados por autores como Kenski, Moran, Camargo e Daros, entre outros. Percebe-se a guisa de conclusão que a escola precisa desenvolver uma abordagem flexível e centrada no aluno, abraçando a tecnologia como ferramenta, mas mantendo o foco nas habilidades sociais, emocionais e cognitivas dos alunos.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2024.037-145

Publicado

2025-01-07

Cómo citar

GERAÇÃO DE SCREENAGERS E A EDUCAÇÃO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. (2025). Seven Editora, 2313-2320. https://sevenpublicacoes.com.br/editora/article/view/6351