INTEGRAÇÃO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E ENERGIAS RENOVÁVEIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: FUNDAMENTOS E CAMINHOS PARA A INTERDISCIPLINARIDADE
Palabras clave:
Artificial Intelligence, Science Education, Pedagogical Potential, LearningResumen
Este capítulo explora a integração da Inteligência Artificial (IA) no ensino de ciências, enfatizando seus fundamentos teóricos e potencial pedagógico. Ele destaca a importância da interdisciplinaridade na promoção de uma experiência de aprendizagem mais dinâmica e personalizada. Além disso, examina os desafios éticos e epistemológicos associados a essa transformação no contexto educacional. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, essencial para uma exploração aprofundada da relação entre Inteligência Artificial (IA) e educação em ciências. A metodologia envolveu uma revisão da literatura, com base em fontes categorizadas em três grupos: (1) fontes sobre IA, (2) fontes sobre educação científica e (3) fontes que discutem a interseção de IA e educação científica. Essa abordagem possibilitou uma análise detalhada das implicações pedagógicas, epistemológicas e éticas dessa integração. O objetivo geral deste estudo é explorar os fundamentos e possibilidades de integração da Inteligência Artificial (IA) no ensino de ciências, com foco na promoção da interdisciplinaridade, ao mesmo tempo em que aborda os desafios éticos e epistemológicos inerentes a esse processo pedagógico. Os resultados revelam que a IA pode servir como uma ferramenta poderosa para transformar a educação científica, particularmente promovendo ambientes de aprendizagem mais personalizados e interativos que aprimoram a interdisciplinaridade e o desenvolvimento de habilidades críticas entre os alunos. No entanto, o estudo também ressalta desafios significativos na implementação da IA no ensino de ciências, incluindo a garantia de equidade, transparência e privacidade de dados, além de abordar questões epistemológicas relacionadas à redefinição do conhecimento e ao papel do educador.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Alcides Feitosa Neto, Argentina Mororó Castro, Evandro de Menezes Araújo, Erica Cristina Machado de Melo, Fabiola Fernandes de Menezes, Herika Gomes da Silva, Ilcimar Gomes Vieira Costa, Irene Mendes Fontes, José Ismael Sales do Nascimento, Márcio Carneiro Barbosa, Vinicius Cavalcanti Carlos Diniz, Rickardo Léo Ramos Gomes

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.