ESTÉTICA E ÉTICA COMO FORMAÇÃO: A RECUSA DO SUICÍDIO FILOSÓFICO-PEDAGÓGICO EM CAMUS

Autores/as

  • José Soares das Chagas
  • Gabriel Kafure da Rocha
  • Oneide Perius
  • Judikael Castelo Branco
  • Fábio Caires Correia
  • Divino Ribeiro Viana

Palabras clave:

Aesthetics, Ethics, Absurd, Suicide, Training

Resumen

O escopo deste artigo é apresentar e discutir a imbricação implícita entre o estético e o formativo a partir da obra literária do argelino Albert Camus. Para tanto, dialogamos com os escritos e a poética do romancista e dramaturgo sobretudo os da primeira fase da sua produção relativa à década de trinta do século XX até à época do Mito de Sísifo e do Estrangeiro, na década de quarenta, período em que se põe como reflexão a absurdidade e o suicídio. Assim, dentro de um viés teórico e especulativo, pretendemos colocar a questão da formação dentro do horizonte do ethos do absurdo, que é o de recusa ao suicídio e a afirmação da individualidade e do pensamento livres.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.031-018

 

Publicado

2024-10-21

Cómo citar

ESTÉTICA E ÉTICA COMO FORMAÇÃO: A RECUSA DO SUICÍDIO FILOSÓFICO-PEDAGÓGICO EM CAMUS. (2024). Seven Editora, 300-313. https://sevenpublicacoes.com.br/editora/article/view/5874