DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE NA ERA DA PÓS-VERDADE: REFLEXÕES SOBRE FAKE NEWS E EDUCAÇÃO

Autores/as

  • André Luiz Barriento
  • Marcel Thiago Damasceno Ribeiro

Palabras clave:

Post-truth, Fake News, Critical Education, Reflective Teaching Practice, Teacher Training

Resumen

Este estudo discute os desafios enfrentados pela educação na Era da Pós-Verdade e das fake news, onde a disseminação de informações falsas e a relativização da verdade impactam diretamente a prática docente. O conceito de Pós-Verdade, caracterizado pela prevalência de crenças pessoais sobre fatos objetivos, desafia o papel tradicional do professor como mediador do conhecimento. A partir da teoria da complexidade de Edgar Morin e da Pesquisa Narrativa de Clandinin e Connelly, este estudo argumenta que a adoção de uma postura reflexiva é essencial para que os professores enfrentem os desafios impostos pela desinformação. Metodologias, como a Análise Textual Discursiva e a Pesquisa Narrativa, são propostas como ferramentas eficazes no sentido de desenvolver uma educação crítica. O texto também discute ainda a necessidade de reformular a formação docente e de integrar políticas públicas que promovam o pensamento crítico e a alfabetização digital, preparando os professores para lidar com as novas dinâmicas informacionais da sociedade contemporânea.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.027-007

Publicado

2024-10-01

Cómo citar

DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE NA ERA DA PÓS-VERDADE: REFLEXÕES SOBRE FAKE NEWS E EDUCAÇÃO. (2024). Seven Editora, 89-97. https://sevenpublicacoes.com.br/editora/article/view/5729