DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE NA ERA DA PÓS-VERDADE: REFLEXÕES SOBRE FAKE NEWS E EDUCAÇÃO
Palabras clave:
Post-truth, Fake News, Critical Education, Reflective Teaching Practice, Teacher TrainingResumen
Este estudo discute os desafios enfrentados pela educação na Era da Pós-Verdade e das fake news, onde a disseminação de informações falsas e a relativização da verdade impactam diretamente a prática docente. O conceito de Pós-Verdade, caracterizado pela prevalência de crenças pessoais sobre fatos objetivos, desafia o papel tradicional do professor como mediador do conhecimento. A partir da teoria da complexidade de Edgar Morin e da Pesquisa Narrativa de Clandinin e Connelly, este estudo argumenta que a adoção de uma postura reflexiva é essencial para que os professores enfrentem os desafios impostos pela desinformação. Metodologias, como a Análise Textual Discursiva e a Pesquisa Narrativa, são propostas como ferramentas eficazes no sentido de desenvolver uma educação crítica. O texto também discute ainda a necessidade de reformular a formação docente e de integrar políticas públicas que promovam o pensamento crítico e a alfabetização digital, preparando os professores para lidar com as novas dinâmicas informacionais da sociedade contemporânea.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 André Luiz Barriento, Marcel Thiago Damasceno Ribeiro

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.