Concepções de linguagem na escola: Embates ideológicos e paradigmáticos
Palabras clave:
Research, Paradigm Shift, Teaching-learning, LanguageResumen
Este texto sintetiza uma pesquisa qualitativa, produzida a partir do Projeto de Pesquisa: “A Concepção de Linguagem na Escola: embates ideológicos e paradigmáticos” e do “Grupo de Estudos: Linguagem e Ideologias: para pensar a Interdisciplinaridade e os Letramentos - GELI”, desenvolvidos de 2019 a 2021, no âmbito da Universidade Estadual de Goiás – UEG, cujo objetivo foi investigar as concepções de linguagem de discentes dessa universidade e de docentes que atuam na rede de educação básica de Iporá e de municípios circunvizinhos, participantes do estudo, com foco na mudança de paradigmas nos estudos da linguagem. Participaram do estudo dezoito discentes e doze docentes. Com base em observações de aulas e questionários respondidos foram produzidos os dados do estudo, os quais foram transcritos e analisados, e são trazidos aqui, na forma de síntese, como resultados da pesquisa. Este texto responde aos cinco objetivos específicos do estudo e ao seu objetivo geral. Em síntese, os/as participantes se dividem a respeito da ideia de linguagem como objeto escolar: uns/umas ainda atrelados/as à noção de ensino da língua como ensino de gramática ou de nomenclatura gramatical; outros/as afinados/as a uma perspectiva de língua em sua complexidade inerente, como interface da vida social de seus/suas usuários/as. A pesquisa demonstra que as concepções de linguagem expressas pelos/as participantes revelam o respeito às subjetividades e às identidades dos/as estudantes da escola básica, entendendo-os/as em suas interações e formas de vida reais. As práticas de linguagem dos/as participantes atuam no espaço da contradição, em relação às imposições do sistema.
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Derechos de autor 2024 Professor Sérgio Gomes de Miranda

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