Concepções de linguagem na escola: Embates ideológicos e paradigmáticos

Autores/as

  • Sérgio Gomes de Miranda

Palabras clave:

Research, Paradigm Shift, Teaching-learning, Language

Resumen

Este texto sintetiza uma pesquisa qualitativa, produzida a partir do Projeto de Pesquisa: “A Concepção de Linguagem na Escola: embates ideológicos e paradigmáticos” e do “Grupo de Estudos: Linguagem e Ideologias: para pensar a Interdisciplinaridade e os Letramentos - GELI”, desenvolvidos de 2019 a 2021, no âmbito da Universidade Estadual de Goiás – UEG, cujo objetivo foi investigar as concepções de linguagem de discentes dessa universidade e de docentes que atuam na rede de educação básica de Iporá e de municípios circunvizinhos, participantes do estudo, com foco na mudança de paradigmas nos estudos da linguagem. Participaram do estudo dezoito discentes e doze docentes. Com base em observações de aulas e questionários respondidos foram produzidos os dados do estudo, os quais foram transcritos e analisados, e são trazidos aqui, na forma de síntese, como resultados da pesquisa. Este texto responde aos cinco objetivos específicos do estudo e ao seu objetivo geral. Em síntese, os/as participantes se dividem a respeito da ideia de linguagem como objeto escolar: uns/umas ainda atrelados/as à noção de ensino da língua como ensino de gramática ou de nomenclatura gramatical; outros/as afinados/as a uma perspectiva de língua em sua complexidade inerente, como interface da vida social de seus/suas usuários/as. A pesquisa demonstra que as concepções de linguagem expressas pelos/as participantes revelam o respeito às subjetividades e às identidades dos/as estudantes da escola básica, entendendo-os/as em suas interações e formas de vida reais. As práticas de linguagem dos/as participantes atuam no espaço da contradição, em relação às imposições do sistema.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.018-030

Publicado

2024-08-08

Cómo citar

Concepções de linguagem na escola: Embates ideológicos e paradigmáticos. (2024). Seven Editora, 423-441. https://sevenpublicacoes.com.br/editora/article/view/5253