Alfabetização como um contributo para a inclusão socioeconómica: Caso de um grupo juvenil do Namibe, Angola
Palabras clave:
Youth illiteracy, Literacy, Socioeconomic inclusion, AngolaResumen
Uma juventude escolarizada é de vital importância para o futuro de Angola. O analfabetismo juvenil é um dos obstáculos para uma maior inclusão socioeconómica. O país aposta na intensificação da alfabetização tendo como alvo a erradicação deste obstáculo complexo e de múltiplas causas (históricas, económicas, sociais, culturais, políticas, etc.). Este estudo tem como objetivo mostrar como a alfabetização está a transformar as perspetivas de inclusão socioeconómica de um grupo de jovens na província do Namibe. Fez-se uma pesquisa bibliográfica e documental. Tratou-se de um estudo de caso dum grupo juvenil do Namibe, Angola. Na fase empírica, aplicou-se, em novembro de 2021, grupos focais a 22 jovens (13-18 anos de idade) numa turma de iniciantes na alfabetização, em Moçâmedes (município-sede). Os resultados mostraram se tratar do anseio de “alfabetismo funcional” para a aquisição de conhecimentos considerados necessários para poder funcionar socioeconomicamente neste contexto. Estes jovens, anteriormente excluídos do sistema escolar, sentiam-se discriminados socialmente, vítimas de preconceitos e de alguma agressão verbal. Resolveram iniciar os estudos para modificar essa realidade. Apesar das paupérrimas condições infraestruturais escolares estão motivados e “mais felizes”. Acreditam que esta aprendizagem aumentará a sua inclusão socioeconómica naquele contexto específico.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Teresa de Jesus Portelinha Almeida Patatas

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.