Cultura maker e ensino de ciências: Relato de experiência com alunos do curso de biologia
Palavras-chave:
Digital manufacturing, Maker culture, Science teachingResumo
A produção digital oferece aos educadores científicos e seus alunos uma infinidade de oportunidades, que vão desde a modelagem computacional até a produção de materiais educacionais. Assim, este relato delineia as experiências durante uma fase formativa da cultura maker e da fabricação digital com alunos do terceiro semestre do curso de biologia da Universidade Federal do Ceará - UFC. O treinamento abordou a introdução da cultura maker, processos de modelagem computacional e fabricação digital 2D e 3D, culminando na conceituação de projetos que poderiam ser realizados no futuro dentro de um FabLab. Ao longo da capacitação, o envolvimento dos participantes foi palpável, evidenciado na utilização de materiais educativos, respostas ao questionário e sugestões para projetos futuros. Consequentemente, deduzimos que os resultados significam uma recepção positiva e compreensão lúcida entre os participantes sobre o potencial do FabLab e da fabricação digital na educação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Luiz Paulo Fernandes Lima, José Ricardo Barros de Lima, Daniel Brandão Menezes, Francisco Herbert Lima Vasconcelos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.