Cultura maker e ensino de ciências: Relato de experiência com alunos do curso de biologia

Autores

  • Luiz Paulo Fernandes Lima
  • José Ricardo Barros de Lima
  • Daniel Brandão Menezes
  • Francisco Herbert Lima Vasconcelos

Palavras-chave:

Digital manufacturing, Maker culture, Science teaching

Resumo

A produção digital oferece aos educadores científicos e seus alunos uma infinidade de oportunidades, que vão desde a modelagem computacional até a produção de materiais educacionais. Assim, este relato delineia as experiências durante uma fase formativa da cultura maker e da fabricação digital com alunos do terceiro semestre do curso de biologia da Universidade Federal do Ceará - UFC. O treinamento abordou a introdução da cultura maker, processos de modelagem computacional e fabricação digital 2D e 3D, culminando na conceituação de projetos que poderiam ser realizados no futuro dentro de um FabLab. Ao longo da capacitação, o envolvimento dos participantes foi palpável, evidenciado na utilização de materiais educativos, respostas ao questionário e sugestões para projetos futuros. Consequentemente, deduzimos que os resultados significam uma recepção positiva e compreensão lúcida entre os participantes sobre o potencial do FabLab e da fabricação digital na educação.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.010-022

Publicado

2024-05-16

Como Citar

Cultura maker e ensino de ciências: Relato de experiência com alunos do curso de biologia. (2024). Seven Editora, 350-361. https://sevenpublicacoes.com.br/editora/article/view/4426