Conhecimento ambiental de práticas sustentáveis em centros de educação infantil: uma proposta de intervenção
Palabras clave:
Educação Ambiental, Hábitos, Práticas Sustentáveis.Resumen
A proposta apresentada tem como o objetivo, após uma ação de intervenção, ensinar a população a realizar a separação correta do lixo orgânico e reciclado e como manusear a composteira doméstica. Atualmente, em razão da percepção dos desajustes ambientais, aparentemente, há uma maior preocupação coletiva com o meio ambiente, fato que faz com que diversos setores da sociedade se organizem com diferentes enfoques e tentem implantar alternativas e instrumentos como estratégia para reverter a degradação atual. A educação ambiental com a sustentabilidade, devem ser trabalhadas desde a primeira infância, extrapolando o ambiente escolar, atingindo e envolvendo a população em geral. A cidade de Umuarama conta, hoje, com 19 CMEIs, e 22 escolas de ensino fundamental situados em diversas regiões periféricas da cidade e todos com carência em conhecimento sobre práticas sustentáveis na Área Ambiental. O conhecimento ambiental deverá ser disseminado por meio de palestras e cartilhas de orientação. A proposta relatada oferece uma solução para o caso analisado e está de acordo com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), por meio de um projeto a ser implementado no CMEI Jardim Birigui, com vistas a promover o Desenvolvimento Sustentável. Um dos autores do relato desenvolve uma análise sobre o papel social das escolas ao trabalhar a educação ambiental com alunos do CMEI Jardim Birigui. Os resultados visados buscam a obtenção da diminuição do volume de lixo nos aterros sanitários.
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Derechos de autor 2023 Marcia Tiago de Sá, Antonio Costa Gomes Filho, Vanessa Elisabete Raue Rodrigues

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