O papel da gamificação para a inclusão escolar de alunos com deficiência

Autores/as

  • Reinaldo Dias Caldas
  • Riverson Ferreira Rodrigues
  • Tharik de Souza Fermin
  • Jaime Martins Mosqueira
  • Ibanes Alves Castro
  • Fabiane Lemos Leite
  • Iranildo de Oliveira Nery
  • Elivaldo Francisco dos Anjos
  • Reizivaldo Pereira de Lima
  • Jair Pereira da Cruz
  • Marcos André de Souza
  • Gustavo Perroni Gomes da Silva

Palabras clave:

Gamification, School inclusion, Technology, Education, Students with disabilities

Resumen

O objetivo desta pesquisa foi analisar as percepções docentes sobre o papel da gamificação para a inclusão escolar em uma escola pública brasileira. Para tanto, aplicou-se uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa com 13 professores. A análise das percepções dos professores sobre o papel da gamificação na inclusão escolar revela sua aceitação como uma ferramenta promissora para estimular o envolvimento dos alunos, especialmente aqueles com deficiência. A capacidade da gamificação de transformar o ambiente de aprendizagem em um espaço dinâmico e motivador é destacada como fundamental para promover uma educação mais inclusiva e centrada no aluno. Os relatos dos professores enfatizam não apenas a eficácia da gamificação em promover a participação ativa dos alunos, mas também sua capacidade de adaptar o ensino às necessidades individuais de cada estudante, garantindo que todos se sintam valorizados e incluídos no processo educacional. Além disso, a percepção de que os elementos lúdicos da gamificação tornam a aprendizagem mais acessível e interessante ressalta sua importância na superação de barreiras de aprendizagem e na promoção da igualdade de oportunidades educacionais. Dessa forma, os professores reconhecem a gamificação como uma estratégia eficaz para promover uma educação mais personalizada, centrada no aluno e inclusiva, contribuindo assim para o desenvolvimento acadêmico e pessoal de cada aluno e para uma experiência educacional mais satisfatória e eficaz para todos.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.002-063

Publicado

2024-04-25

Cómo citar

O papel da gamificação para a inclusão escolar de alunos com deficiência. (2024). Seven Editora, 883-890. https://sevenpublicacoes.com.br/editora/article/view/4242