A judicialização da/na educação infantil: mapeando a produção acadêmica brasileira e estadunidense
Palabras clave:
Educação infantil, direito, judicializaçãoResumen
Esta pesquisa, de natureza bibliográfica, tem como objetivo mapear a produção acadêmica brasileira e estadunidense relativa à judicialização da/na educação infantil, tomando por referência as bases de dados (Capes, Scielo e Anped) do Brasil e Eric dos EUA. Para o tratamento dos dados, privilegia os anos de publicação, os tipos de produção científica, os estados do Brasil e dos EUA em que foram realizados, bem como as temáticas recorrentes organizadas em categorias de análise “Políticas de Financiamento e Desenvolvimento Educacional”, “Educação Inclusiva”, “Educação e Direito”, “Currículo, Formação e Práticas Educacionais” e “Outros”. Os resultados evidenciam primazia de estudos nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul dos EUA, com ênfase nos debates sobre qualidade, legislação educacional, pobreza, segregação escolar e as desigualdades de financiamento nos distritos, já no Brasil, há uma concentração nas regiões Sudeste e Sul, com destaque para discussões sobre acesso à educação.
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Derechos de autor 2023 Franceila Auer, Kalinca Costa Pinto das Neves, Denizia da Penha Santos, Daline Ferreira dos Santos, Isabelle Benson Gama Rocha, Carolina Soprani Valente Muniz, Vania Carvalho de Araújo

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