Abstract
Este artigo procurou abordar o tema gestão democrática participativa e sua análise a partir de duas entrevistas estruturadas com gestores e professores do município de Manacapuru-Amazonas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com abordagem na análise de conteúdo. É uma pesquisa de campo, qualitativa, envolvendo quatro diretores e quatro professores que foram entrevistados sobre a interface da gestão democrática participativa. Abordar o tema Gestão revela uma dimensão de problemas e entraves que o gestor escolar enfrenta no seu dia a dia, tais como conflitos internos e externos. Apesar de o conflito estar presente em quase todos os tipos de interação humana, sob várias formas e dimensões, nas ideias, interesses, gostos, aspirações, gerações e muitos outros. Esses conflitos levam a refletir o problema existente. Significa que nem sempre as vontades, sensibilidades, percepções, cultura, estão convergindo para o mesmo ponto. O gestor e o professor desempenham na escola um papel-chave, o que os tornam responsáveis pela participação da coexistência no Projeto Político Pedagógico, sendo assim, a gestão compartilhada busca envolver toda a comunidade escolar, numa perspectiva de transformação. Entre os objetivos, destaca-se verificar se o modelo de gestão atual é realmente participativo. O trabalho permitirá visualizar um desenho de como os gestores atuam no processo de gestão democrática participativa, dificuldades, forma de ação e comprometimento com o projeto político pedagógico da escola.
DOI: https://doi.org/10.56238/sevedi76016v22023-093