O ensino de física através de experimentos virtuais simulados na educação do campo

Authors

  • Luciano Soares Pedroso
  • Giovanni Armando da Costa

Abstract

O ensino de Física na Educação do Campo passa por reestruturações indispensáveis nos dias atuais, principalmente com o avanço do uso das Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC) em nossas salas de aulas e nas comunidades. Hoje, o Tempo Universidade (TU), tempo-espaço onde os estudantes da Licenciatura em Educação do Campo da UFVJM campus Diamantina (LEC) se dedicam a ações em Ensino, Pesquisa e Extensão dentro da Universidade é regido por diálogos síncronos entre os estudantes e seus líderes comunitários via Meet; utilizamos softwares e aplicativos para viajarmos às suas comunidades nos momentos de aula; elaboramos e edificamos um texto de forma colaborativa; abusamos dos grupos de mensagens para envio de arquivos, notas de aulas, compartilhamento de vídeos e link de atividades;  conhecemos o céu de uma comunidade via software livre Stellarium ou aplicativos para smartphone; realizamos medições experimentais com o aplicativos Phyphox; idealizamos uma coleta de dados atmosféricos de forma remota; dentre muitas outras atividades possíveis. Com todas essas situações em mente, em meados de 2020, em plena pandemia do Covid 19 e impossibilitados de realizar práticas experimentais em nossos laboratórios por causa do distanciamento social, nosso grupo de pesquisa idealizou a possibilidade de realizarmos os experimentos de Ciências de algumas Unidades Curriculares (UC) do Projeto Político Pedagógico da LEC de forma virtual. Para a implementação do projeto foram elencados os principais experimentos possíveis de serem transformados em Simulações Computacionais (SC) com um viés experimental através de dados coletados no laboratório de Ciências/Física da UFVJM campus JK em Diamantina - MG. Assim surgiram os Experimentos Virtuais simulados (EVS).

DOI: https://doi.org/10.56238/sevedi76016v22023-087

Downloads

Published

2023-03-30

How to Cite

Pedroso, L. S., & da Costa , G. A. (2023). O ensino de física através de experimentos virtuais simulados na educação do campo . Seven Editora, 1420–1430. Retrieved from https://sevenpublicacoes.com.br/editora/article/view/628