Abstract
O ensino de Física na Educação do Campo passa por reestruturações indispensáveis nos dias atuais, principalmente com o avanço do uso das Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC) em nossas salas de aulas e nas comunidades. Hoje, o Tempo Universidade (TU), tempo-espaço onde os estudantes da Licenciatura em Educação do Campo da UFVJM campus Diamantina (LEC) se dedicam a ações em Ensino, Pesquisa e Extensão dentro da Universidade é regido por diálogos síncronos entre os estudantes e seus líderes comunitários via Meet; utilizamos softwares e aplicativos para viajarmos às suas comunidades nos momentos de aula; elaboramos e edificamos um texto de forma colaborativa; abusamos dos grupos de mensagens para envio de arquivos, notas de aulas, compartilhamento de vídeos e link de atividades; conhecemos o céu de uma comunidade via software livre Stellarium ou aplicativos para smartphone; realizamos medições experimentais com o aplicativos Phyphox; idealizamos uma coleta de dados atmosféricos de forma remota; dentre muitas outras atividades possíveis. Com todas essas situações em mente, em meados de 2020, em plena pandemia do Covid 19 e impossibilitados de realizar práticas experimentais em nossos laboratórios por causa do distanciamento social, nosso grupo de pesquisa idealizou a possibilidade de realizarmos os experimentos de Ciências de algumas Unidades Curriculares (UC) do Projeto Político Pedagógico da LEC de forma virtual. Para a implementação do projeto foram elencados os principais experimentos possíveis de serem transformados em Simulações Computacionais (SC) com um viés experimental através de dados coletados no laboratório de Ciências/Física da UFVJM campus JK em Diamantina - MG. Assim surgiram os Experimentos Virtuais simulados (EVS).
DOI: https://doi.org/10.56238/sevedi76016v22023-087