Abstract
O Estudo e ensino em Ciências abrange um conteúdo extenso e complexo, sendo, por vezes, de difícil compreensão para os estudantes. Uma das áreas de grande importância no ensino de Ciências é a Zoologia. A qual inclui a diversidade animal, sua fisiologia, morfologia, taxonomia e evolução, juntamente com nomenclaturas. Portanto, aulas limitadas a uma teoria meramente expositiva são um dos fatores que ocasionam em dispersar e desmotivar os alunos. Uma das alternativas para dinamizar as aulas teóricas é a realização de aulas práticas, ou seja, utilização de ferramentas que aumentam a aprendizagem. Dentro desta perspectiva, esta pesquisa objetivou-se em investigar a concepção de alunos da Educação Básica, diante do uso de reálias de anfíbios e répteis durante as aulas do Estágio Curricular Docente Supervisionado. Para isso, foram aplicados questionários para o público alvo de uma Escola Estadual, por intermédio da disciplina de Estágio Supervisionado I. Além disso, foi realizada uma coleta de dados, do tipo produção de narrativas, ao final do processo de estágio, como resultado verificou-se um retorno majoritariamente positivo com relação à importância das aulas práticas associadas às aulas teóricas. Ademais, destaca-se que grande parte dos discentes afirmaram a importância das práticas para sua aprendizagem, classificando-as como inovadoras e interativas. Assim ressalta-se a importância de pesquisas sobre aulas práticas e a perspectiva dos discentes, as quais precisam ser amplamente difundidas e realizadas.
DOI: https://doi.org/10.56238/sevedi76016v22023-058