Abstract
OBJETIVO: Identificar os desafios no cuidado de enfermagem à criança hospitalizada com síndrome congênita associada ao vírus Zika frente às suas vulnerabilidades.
MÉTODOS: Estudo qualitativo realizado mediante entrevistas com sete profissionais de enfermagem na cidade do Rio de Janeiro, captados pela técnica de amostragem bola de neve. Para o processamento dos dados utilizou-se a análise temática categorial.
RESULTADOS: Emergiram três categorias: Desafios de (re)aprender acerca da Síndrome do Zika Vírus; Desafios no cuidar de crianças com Síndrome do Zika vírus; Desafios no lidar com o sofrimento da família diante da Síndrome do Zika vírus.
CONCLUSÃO: As informações midiáticas à época da epidemia e o cenário institucional implicaram em desafios para a aprendizagem do manejo dessas crianças por parte dos profissionais de enfermagem. Na prática assistencial eles reconheceram vulnerabilidades sociais e clínicas, sendo o sofrimento da família o desafio mais destacado no cuidado à criança com síndrome do Zika vírus.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.011-010