Plataforma moodle uma tecnologia inovadora: Reflexões, aprendizagem autodirigida e design instrucional

Authors

  • Dayana Passos Ramos
  • Juçara Aguiar Guimarães Silva
  • Ângela Aparecida de Assis Polizello
  • Eliane Pereira Lopes
  • Helena Maria Ribeiro

Keywords:

Ambiente virtual, Aprendizagem autodirigida, Design Instrucional, Moodle

Abstract

Aprendizagem autodirigida é um método em que o aluno é responsável por sua própria aprendizagem, tendo autonomia para escolher o que aprender, como aprender e quando aprender. O design instrucional é um processo de planejamento e organização de conteúdo instrucional e atividades para promover uma aprendizagem eficaz. A plataforma Moodle é uma ferramenta de ensino e aprendizagem online que pode ser usada para apoiar a aprendizagem autodirigida e o design instrucional. Ele permite que os professores criem aulas personalizadas, fornecem feedback, gerenciem atividades e avaliar o desempenho dos alunos. Além disso, a plataforma oferece recursos como fóruns de discussão, bancos de recursos e comunicação em tempo real para promover a colaboração e interação entre os alunos. Em resumo, a aprendizagem autodirigida, o desenho da aula e o uso da plataforma Moodle estão intimamente relacionados e podem ser usados em conjunto para encorajar uma aprendizagem mais eficaz e enriquecedora.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/tecavanaborda-006

Published

2024-02-22

How to Cite

Ramos, D. P., Silva, J. A. G., Polizello , Ângela A. de A., Lopes , E. P., & Ribeiro, H. M. (2024). Plataforma moodle uma tecnologia inovadora: Reflexões, aprendizagem autodirigida e design instrucional. Seven Editora. Retrieved from https://sevenpublicacoes.com.br/editora/article/view/3657