Abstract
O presente artigo tem como objetivo analisar como o ensino da Paleontologia vem sendo aplicado nos currículos escolares da educação básica no Brasil. O estudo leva em conta a sua compreensão e a sua prática delimitada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de n° 9394/1996 do Ministério da Educação. Como forma de pesquisa, foi utilizada a revisão integrativa da literatura, a partir de fontes secundárias publicadas sobre os temas encontrados nas bibliografias. Por ser uma ciência interdisciplinar, a Paleontologia é vista e construída a partir de um tema transversal nos processos de ensino e aprendizagem das ciências. Demonstra a importância cada vez mais de levar aos nossos educandos conhecimento sobre o passado e sua relação com o meio ambiente, explorando as habilidades cognitivas com experiências lúdicas que permitam a construção do aprendizado. O ensino de Paleontologia na Educação Básica possui um papel ímpar na construção de conhecimentos e no processo de ensino/aprendizagem dos educandos na Educação Básica. É fato que ela transborda importantes temas que se validam nas constantes pesquisas e nas suas expansões voltadas para as ideias científicas defensoras da Teoria da Evolução do Planeta e dos Seres Vivos através do tempo. Assim, mostra-se que é preciso conhecer a nossa história, para seguir aprendendo com o nosso passado e prosseguirmos no melhoramento dos resultados do nosso futuro.
DOI:https://doi.org/10.56238/futuroeducpesqutrans-031