Abstract
O indivíduo com surdez, em sua formação, seja ela de qualquer nível de escolaridade, profissional/tecnológica ou acadêmica, necessita de práticas pedagógicas inclusivas; de aulas adaptadas e materiais didáticos voltados para suas necessidades de aprendizagem para, assim, conseguir se desenvolver cognitivamente e de forma significativa, uma vez que a absorção do conhecimento por ele se dá através de sua percepção visual-gestual, diferentemente dos ouvintes que a tem visual-auditiva. A presente pesquisa bibliográfica, de caráter qualitativo, analisou o uso e as contribuições dos recursos de Tecnologias Assistivas - TA na educação dos surdos no âmbito escolar, acadêmico e na educação profissional e tecnológica, nos trabalhos acadêmicos, nos periódicos do Portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, a fim de investigar quantos e quais recursos de TA foram utilizados, assim como seus respectivos métodos para potencializar a aprendizagem desses sujeitos. Um total de cinquenta e cinco pesquisas foram encontradas por meio dos descritores “tecnologias assistivas” e “surdez”, no entanto, apenas quatorze delas realizaram, de forma direta, pesquisas e/ou experimentos com surdos, e são estas as que foram selecionadas e apresentadas aqui. Para tanto, foi contextualizado o conceito de recursos de TA; uma reflexão sobre a educação profissional e tecnológica inclusiva, visando o mundo do trabalho; como também, um breve detalhamento sobre a percepção de aprendizagem do sujeito surdo. Isto, para demonstrar que o uso dos recursos de TA é significante e pode trazer o aprimoramento das aulas para que o indivíduo com surdez aprenda de forma mais facilitada, mediante sua necessidade de aprendizagem, conseguindo êxito em sua formação.
DOI:https://doi.org/10.56238/futuroeducpesqutrans-024