Abstract
O estudo teve como fenômeno de pesquisa a Educação Infantil Pública Municipal no Documento Orientador Curricular do Território Riograndino da BNCC, no que tange à transversalidade da Educação Ambiental nos documentos que referenciam a formação humana integral dos estudantes nas escolas. Amparados pelo Materialismo Histórico e Dialético, buscando compreender o movimento real, guiados pela metodologia de Análise de Conteúdo de Laurence Bardin para desenvolver e sistematizar os conhecimentos que o estudo oportunizou. Analisamos os Documentos Legais, amparados pelos pressupostos teóricos articulados entre epistemologias da Educação Ambiental e da Educação Infantil, considerando que os saberes ambientais precisam balizar a construção dos currículos. O estudo se particularizou, no singular do Projeto Político Pedagógico de três escolas do Sistema Municipal de Ensino. Na totalidade do fenômeno sobre a Etapa da Educação Infantil e vinculando-a à formação humana integral, por compreendermos que está indissociada da Educação Ambiental como possibilidade de desenvolver a omnilateralidade.
DOI:https://doi.org/10.56238/aboreducadesenvomundiv1-045