Abstract
A educação inclusiva faz parte de um movimento impulsionado pela Organização das Nações Unidas (ONU) envolvendo nações com ações de natureza política, cultural, social e pedagógica, em defesa do direito de todos dos com necessidades especiais. O processo educacional de inclusão social no ensino superior não conjuga com igualdade de fundamentação teórica/ prática quanto a vasta literatura apresentada nas séries iniciais. Dessa forma, o estudo de caso apresentado trata do pano de ensino para um Atendimento Educacional Especializado (AEE) de um aluno com deficiência visual de cores, daltonismo, nível de acromatopsia, que é um distúrbio ocular que impede os portadores de distinguir cores. Como não existe cura para esse distúrbio, o ensino do sensoriamento remoto e geoprocessamento apresenta técnicas e métodos adaptativos para melhorar sua percepção e fundamentar as práticas metodológicas em ambiente de ensino acadêmico. Para subsidiar e fornecer insumos para sociedade a pesquisa revela que o método de diagramação/intensidade permitiu a identificação, percepção e a distinção de áreas agrícolas mapeadas por técnicas de geoprocessamento com imagens de RADAR, por daltônico com acromatopsia (DtA).
DOI:https://doi.org/10.56238/aboreducadesenvomundiv1-035