Inclusão escolar: O papel da gamificação como mecanismo educativo para alunos com deficiência

Autores/as

  • Teodoro Antunes Gomes Filho
  • José Leonardo Diniz de Melo Santos
  • Rafael José de Melo
  • Francisco Roldineli Varela Marques
  • Luiz Henrique dos Santos da Cruz Marques
  • Lays Adryéllen Tavares de Lima
  • Débora Zago Bissaro
  • Alexandre Meneses Chagas
  • Charles Portos Rodrigues
  • Luciano Henrique Pereira da Silva
  • Rosineia dos Santos Aragão Sanches
  • Lucas Negreiros França

Palabras clave:

Gamification, Education, Students with disabilities

Resumen

O objetivo desta pesquisa foi analisar o papel da gamificação como mecanismo educativo para alunos com deficiência. A pesquisa caracterizou-se como uma revisão integrativa de literatura.Os dados foram coletados por meio de buscas nos bancos de dados do Google Acadêmico e Scielo, utilizando critérios de inclusão, palavras-chave específicas e descritores de busca AND e OR. Como resultado, foi possível constatar que a gamificação emerge como uma ferramenta promissora na promoção da educação inclusiva, especialmente para alunos com deficiência, ao oferecer uma abordagem educativa acessível e envolvente. A implementação de jogos direcionados demonstra aumentar a motivação e o envolvimento dos alunos, contribuindo para uma educação personalizada e inclusiva. No entanto, sua eficácia está intrinsecamente ligada à qualidade da educação inclusiva fornecida pelas instituições educacionais, enfatizando a necessidade de formação adequada dos professores e de um ambiente escolar acolhedor. Apesar do reconhecimento de seu potencial, a escassez de estudos sobre sua aplicação na educação especial inclusiva destaca a necessidade de mais investigações e publicações acadêmicas, ressaltando a importância contínua do desenvolvimento de práticas educacionais inclusivas e eficazes, especialmente na utilização da gamificação, para promover uma educação verdadeiramente inclusiva e transformadora.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.002-064

Publicado

2024-04-25

Cómo citar

Inclusão escolar: O papel da gamificação como mecanismo educativo para alunos com deficiência. (2024). Seven Editora, 891-899. https://sevenpublicacoes.com.br/editora/article/view/4243