Inclusão escolar: O papel da gamificação como mecanismo educativo para alunos com deficiência
Palabras clave:
Gamification, Education, Students with disabilitiesResumen
O objetivo desta pesquisa foi analisar o papel da gamificação como mecanismo educativo para alunos com deficiência. A pesquisa caracterizou-se como uma revisão integrativa de literatura.Os dados foram coletados por meio de buscas nos bancos de dados do Google Acadêmico e Scielo, utilizando critérios de inclusão, palavras-chave específicas e descritores de busca AND e OR. Como resultado, foi possível constatar que a gamificação emerge como uma ferramenta promissora na promoção da educação inclusiva, especialmente para alunos com deficiência, ao oferecer uma abordagem educativa acessível e envolvente. A implementação de jogos direcionados demonstra aumentar a motivação e o envolvimento dos alunos, contribuindo para uma educação personalizada e inclusiva. No entanto, sua eficácia está intrinsecamente ligada à qualidade da educação inclusiva fornecida pelas instituições educacionais, enfatizando a necessidade de formação adequada dos professores e de um ambiente escolar acolhedor. Apesar do reconhecimento de seu potencial, a escassez de estudos sobre sua aplicação na educação especial inclusiva destaca a necessidade de mais investigações e publicações acadêmicas, ressaltando a importância contínua do desenvolvimento de práticas educacionais inclusivas e eficazes, especialmente na utilização da gamificação, para promover uma educação verdadeiramente inclusiva e transformadora.
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Derechos de autor 2024 Teodoro Antunes Gomes Filho, José Leonardo Diniz de Melo Santos, Rafael José de Melo, Francisco Roldineli Varela Marques, Luiz Henrique dos Santos da Cruz Marques, Lays Adryéllen Tavares de Lima , Débora Zago Bissaro, Alexandre Meneses Chagas, Charles Portos Rodrigues , Luciano Henrique Pereira da Silva , Rosineia dos Santos Aragão Sanches , Lucas Negreiros França

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