Brincar ao ar livre na educação infantil: Publicações no período 2016 – 2021

Autores/as

  • Beatriz dos Santos Caires
  • Edinayara de Pádua Lima
  • Larissa Manzano Silva

Palabras clave:

Brincar, Publicações, Educação, Infantil, Pesquisa

Resumen

O presente Trabalho de Conclusão de Curso se refere ao brincar ao ar livre na Educação Infantil. O objetivo desta pesquisa consistiu em realizar um mapeamento de estudos produzidos no Brasil que tratem do brincar ao ar livre nas creches e pré-escolas, identificando, em publicações disponíveis no Google Acadêmico: título, autor, instituição do autor, tipo de publicação, ano de publicação, endereço eletrônico, resumo (se houver). Com esta investigação, pretendeu-se responder à seguinte questão de pesquisa: o que dizem os estudos produzidos no Brasil, no período 2016-2021, que tratam do brincar ao ar livre na Educação Infantil? Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um levantamento bibliográfico, no Google Académico, de pesquisas realizadas no período 2016-2021. Os principais resultados apontam que o ano de 2021 recebeu maior quantidade de publicações e o principal tipo de publicação é o artigo, onde firmam-se, essencialmente, os benefícios da prática do brincar e do brincar na Primeira Infância, a valorização do contato com a natureza, a exploração dos espaços, a formação de personalidade e autonomia da criança e o papel do adulto diante deste momento.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/futuroeducpesqutrans-026

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Publicado

2023-09-14

Cómo citar

Brincar ao ar livre na educação infantil: Publicações no período 2016 – 2021. (2023). Seven Editora. https://sevenpublicacoes.com.br/editora/article/view/2596