Implementação de metodologias ativas na formação dos profissionais de saúde: a desverticalização dos saberes como forma de retomada do protagonismo da dupla lactante-lactente

Authors

  • Olga Carpi-Souza
  • Lizandra Viana Maurat da Rocha

Keywords:

Aleitamento materno, aconselhamento, educação em saúde, metodologias ativas de ensino-aprendizagem

Abstract

O presente estudo pretende discutir o atual modelo de formação dos profissionais da saúde envolvidos no processo de orientação e suporte à dupla em lactação. Em decorrência do ensino frequentemente pautado no modelo flexneriano, a atual prática de aconselhamento materno em lactação reflete o padrão clínico/biológico/biomédico, em que prevalece uma posição autoritária, unidisciplinar e tecnicista, com intenso uso de aparatos que fazem a indústria e o próprio profissional de suporte lucrarem com a doença. A relação profissional-paciente, quando se dá de forma vertical, inviabiliza a humanização e o acolhimento, dificulta o aconselhamento e, consequentemente, prejudica a adesão e a manutenção do aleitamento materno. Para a concepção deste texto, foi realizada uma revisão integrativa da literatura científica, nos últimos vinte anos, no que concerne ao tema supracitado.  Debate-se aqui, principalmente, a importância e necessidade de aprimorar as habilidades de comunicação dos profissionais de saúde envolvidos na assessoria materno-infantil, reformulando as suas diretrizes de capacitação, por meio, sobretudo, da implementação de metodologias ativas, para, assim, de fato promover avanços no âmbito da saúde coletiva e no estabelecimento do bem-estar social, mediante a ascensão das taxas de aleitamento materno no Brasil.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevedi76016v22023-120

Downloads

Published

2023-04-05

How to Cite

Implementação de metodologias ativas na formação dos profissionais de saúde: a desverticalização dos saberes como forma de retomada do protagonismo da dupla lactante-lactente. (2023). Seven Editora, 1880-1896. https://sevenpublicacoes.com.br/editora/article/view/778