Abstract
Este trabalho apresenta uma proposta para motivar e ambientar alunos recém-ingressos nos cursos de engenharia no Brasil. A proposta consiste na formulação da disciplina Introdução à Engenharia, geralmente oferecida no primeiro período de cursos de engenharia, para antecipar a efetiva inserção dos novos alunos no ambiente do curso, apresentando, de forma antecipada, os conceitos associados às disciplinas mais avançadas da grade curricular. Com esse propósito, as aulas assumem um formato predominantemente prático, fornecendo aos alunos uma visão integral do curso e das habilidades necessárias para um percurso bem-sucedido do aluno ao longo do período de integralização dos estudos de engenharia. A abordagem proposta nesse trabalho foi aplicado como projeto piloto, durante dois períodos, no Curso de Engenharia de Controle e Automação do Instituto Federal do Espírito Santo. O desempenho do projeto foi avaliado em termos de métricas observacionais, de natureza não mensuráveis. Os resultados obtidos mostraram que a proposta desse trabalho pode ser aplicada com sucesso para estimular estudantes recém-ingressantes em cursos de engenharia, o que pode colaborar para a redução da evasão de cursos dessa área.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevedi76016v22023-111