MELHORIA CONTÍNUA NA ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR: A GESTÃO PARTICIPATIVA COMO CAMINHO PARA A QUALIDADE NA SECRETARRIA DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE EIRUNEPÉ-AM
Palavras-chave:
Gestão Participativa, Administração Escolar, Melhoria Contínua, Secretaria Escolar, Educação PúblicaResumo
Este artigo analisa como a gestão participativa pode contribuir para a melhoria contínua da administração escolar, com foco na secretaria de uma escola pública localizada em Eirunepé- Amazonas. O objetivo principal é compreender os impactos do envolvimento ativo da comunidade escolar nos processos administrativos, buscando identificar obstáculos e propor estratégias para a consolidação de uma gestão mais democrática e eficaz. A pesquisa adota uma abordagem mista, com predominância qualitativa, e utiliza como instrumento principal a aplicação de questionários estruturados a diferentes segmentos da escola como gestores, professores, estudantes, funcionários e responsáveis, permitindo captar percepções e experiências relacionadas à participação nas decisões administrativas. Os resultados indicam que, apesar de limitações como a centralização de decisões e o baixo engajamento familiar, há um potencial significativo para o fortalecimento da cultura participativa, sobretudo quando valorizadas a escuta ativa, o diálogo e a corresponsabilidade. Conclui-se que a gestão participativa, aliada a práticas simples, porém intencionais, na secretaria escolar, pode promover um ambiente mais acolhedor, eficiente e conectado às reais necessidades da comunidade educativa, reafirmando o compromisso da escola pública com a qualidade e a cidadania.
DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.026-031
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Copyright (c) 2025 Maria Lins França de Souza, Francisca das Chagas Estevão Chavier, Patrícia Maria Moreira Cavalcanti, Cilene Farias Batista Maganhães, Romário Rodrigues Belém, Gustavo Costa Reis, Raimundo da Silva Vasconcelos, Rayla da Silva Fialho

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