Abstract
O artigo analisa os motivos da evasão de um curso técnico de Enfermagem público e propõe ações para sua diminuição. Trata-se de pesquisa descritiva com abordagem qualitativa da qual participaram 18 alunos que evadiram no primeiro semestre de 2014. Foi realizada entrevista oral e aplicação de formulário sociodemográfico. Para organização e análise das entrevistas foi utlizado o Discurso do Sujeito Coletivo. As causas de evasão foram categorizadas em individuais, ambientais e acadêmicas. Os fatores ambientais predominaram destacando-se a incompatibilidade de horários como a principal causa de evasão. Este fator está vinculado à dificuldade de conciliar as atividades acadêmicas com o mundo do trabalho e é decorrente da necessidade de trabalhar para compor o orçamento familiar. Foram propostas ações de acolhimento, medidas acadêmicas e medidas de apoio aos alunos com dificuldades financeiras como formas de evitar a evasão.
DOI: https://doi.org/10.56238/sevedi76016v22023-108