DIAGNÓSTICOS FISIOTERAPÊUTICOS PREVALENTES EM UMA CLÍNICA ESCOLA
Palabras clave:
Serviços de fisioterapia, Reabilitação cardíaca, DiagnósticoResumen
Introdução: As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), em especial as cardiovasculares e respiratórias, apresentam alta morbimortalidade e impactam significativamente a qualidade de vida, o que torna imprescindíveis programas de reabilitação. Fatores como tabagismo, hipertensão, diabetes e estilo de vida influenciam o surgimento dessas condições, comprometendo o condicionamento cardiorrespiratório e aumentando o risco de complicações. A fisioterapia cardiorrespiratória é essencial para reduzir sintomas, melhorar a funcionalidade e adaptar intervenções às necessidades individuais. O diagnóstico fisioterapêutico foca em disfunções funcionais e limitações físicas, orientando práticas desde a avaliação até a alta destes pacientes. Objetivo: identificar os diagnósticos fisioterapêuticos admissionais mais comuns em pacientes de uma Clínica Escola de Fisioterapia. Metodologia: estudo de corte transversal, descritivo e explorativo de abordagem quantitativa, composta por 20 pacientes adultos, no período de setembro de 2024. Resultados: O diagnóstico fisioterapêutico admissional predominante no setor de cardiorrespiratória foi identificado como a deficiência cinético-funcional da função cardiovascular e a deficiência cinético-funcional da função respiratória, de acordo com a padronização promovida pela Confederação Brasileira de Fisioterapia (CBDF). Conclusão: O diagnóstico fisioterapêutico admissional predominante no setor de cardiorrespiratória foi identificado como a deficiência cinético-funcional da função cardiovascular e a deficiência cinético-funcional da função respiratória.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Aline Tainan Pereira dos Santos Silva, Giovanna Porto dos Santos, Nayara Alves de Souza, Priscila D’Almeida Ferreira , Karine Orrico Goés

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.