DIAGNÓSTICOS FISIOTERAPÊUTICOS PREVALENTES EM UMA CLÍNICA ESCOLA

Autores/as

  • Aline Tainan Pereira dos Santos Silva
  • Giovanna Porto dos Santos
  • Nayara Alves de Souza
  • Priscila D’Almeida Ferreira
  • Karine Orrico Goés

Palabras clave:

Serviços de fisioterapia, Reabilitação cardíaca, Diagnóstico

Resumen

Introdução: As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), em especial as cardiovasculares e respiratórias, apresentam alta morbimortalidade e impactam significativamente a qualidade de vida, o que torna imprescindíveis programas de reabilitação. Fatores como tabagismo, hipertensão, diabetes e estilo de vida influenciam o surgimento dessas condições, comprometendo o condicionamento cardiorrespiratório e aumentando o risco de complicações. A fisioterapia cardiorrespiratória é essencial para reduzir sintomas, melhorar a funcionalidade e adaptar intervenções às necessidades individuais. O diagnóstico fisioterapêutico foca em disfunções funcionais e limitações físicas, orientando práticas desde a avaliação até a alta destes pacientes. Objetivo:  identificar os diagnósticos fisioterapêuticos admissionais mais comuns em pacientes de uma Clínica Escola de Fisioterapia.  Metodologia: estudo de corte transversal, descritivo e explorativo de abordagem quantitativa, composta por 20 pacientes adultos, no período de setembro de 2024. Resultados: O diagnóstico fisioterapêutico admissional predominante no setor de cardiorrespiratória foi identificado como a deficiência cinético-funcional da função cardiovascular e a deficiência cinético-funcional da função respiratória, de acordo com a padronização promovida pela Confederação Brasileira de Fisioterapia (CBDF). Conclusão: O diagnóstico fisioterapêutico admissional predominante no setor de cardiorrespiratória foi identificado como a deficiência cinético-funcional da função cardiovascular e a deficiência cinético-funcional da função respiratória.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.020-014 

Publicado

2025-05-21

Cómo citar

DIAGNÓSTICOS FISIOTERAPÊUTICOS PREVALENTES EM UMA CLÍNICA ESCOLA. (2025). Seven Editora, 171-183. https://sevenpublicacoes.com.br/editora/article/view/7188