TENDÊNCIAS TRADICIONAIS E INOVADORAS DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES
Keywords:
Alfabetizador, Inovações de formação, Comunidades formativas, Cultura Colaborativa, Identidade docenteAbstract
Este estudo, de natureza qualitativa, bibliográfica e descritiva, investigou as tendências da formação continuada para o desenvolvimento profissional de professores alfabetizadores, com foco no período de 2018 a 2024. Motivada pela ausência sistemática de formação docente em contexto de desenvolvimento profissional, a pesquisa buscou apresentar e discutir achados teóricos de uma tese doutoral em andamento, sugerindo enfoques para grupos de estudos. A questão central orientadora foi analisar o impacto das inovações na formação continuada, à luz de Imbernón, no desenvolvimento profissional dos professores alfabetizadores no contexto estudado. A relevância do trabalho reside em esclarecer como as tendências formativas atendem às necessidades desses professores, contribuir para a compreensão das reformas educacionais brasileiras e oferecer subsídios para políticas de formação continuada mais eficazes. As implicações práticas incluem guiar a formulação de políticas educacionais, aprimorar programas de formação e fortalecer redes de colaboração docente. O levantamento bibliográfico, realizado em fevereiro de 2024 nas bases BDTD, Catálogo Capes e Google Acadêmico, utilizando os descritores "desenvolvimento profissional de professores", "alfabetizadores" e "formação continuada", resultou na seleção de 17 trabalhos (6 teses, 5 dissertações, 1 monografia, 5 artigos científicos) após aplicação de critérios de inclusão e exclusão. A análise desses trabalhos, cotejada com as teorias de autores como Imbernón, Nóvoa e Day, revelou a predominância de pesquisas qualitativas, majoritariamente do Sudeste do Brasil, abordando o impacto de programas como o PNAIC e as limitações da formação tradicional. O estudo destaca a singularidade de seu enfoque nas inovações da formação contínua em Porto Velho, Rondônia, argumentando que inovações significativas ocorreram, especialmente à luz das seis proposições de Imbernón: tratamento de situações problemáticas, desenvolvimento da colaboração, potencialização da identidade docente, criação de comunidades formativas, desenvolvimento do pensamento complexo e desenvolvimento de atitudes e emoções. A pesquisa conclui que, embora desafios persistam, as abordagens inovadoras oferecem caminhos promissores para uma formação docente mais alinhada às necessidades reais dos professores e à complexidade do ensino da alfabetização, com potencial impacto na melhoria da educação básica, particularmente na região amazônica.
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