ESPELHO MEU, ESPELHO MEU, QUEM É MAIS CRIATIVO QUE EU?

Authors

  • Pedro Z. Caldeira
  • Ana Paula Bossler

Keywords:

Criatividade, Desenhos infantis, Corpo humano, Repertório de conhecimento

Abstract

A definição de criatividade de de Bono (1982), Munari (2015), Vygotsky (2002) e Young (2003) sugere que a criatividade envolve a formação de novas ideias através de conexão de ideias preexistentes não relacionadas, em um processo estruturado. Este artigo sustenta que os indivíduos com repertórios de conhecimento mais alargados podem ser mais criativos, implicando que, quando eles têm de lidar cm o conhecimento escolar típico, os adultos escolarizados são potencialmente mais criativos que as crianças, contrariamente ao pressuposto apriorístico que indica que as crianças são mais criativas. Os resultados obtidos em uma oficina frequentado por 17 professores primários do Reino Unido[1]  são aqui apresentados, analisados e discutidos. Nas duas condições foi pedido aos participantes para considerarem como o corpo humano poderia ser ‘melhorado’ e apresentarem suas ideias através de desenhos. Os resultados obtidos nas duas ocasiões foram comparados com os de crianças entre os 5 os 13 anos apresentados em estudos prévios por outros autores. Em termos da criatividade, quando se pede a crianças ou adultos para desenharem corpos humanos ‘melhorados, acrescentando ou apagando órgãos ou características, menos de 20% das crianças dão respostas que incluem alguma criatividade (de Bono, 1982), enquanto 70% das respostas dos adultos incluem alguma criatividade em seus desenhos. Assim, os resultados sugerem que repertórios alargados de conhecimento escolar típico geram mais respostas criativas, sustentando a perspectiva dos autores ao considerarem o alargamento do repertório de conhecimento como a estando na base da expansão de criatividade.

 

[1] A oficina foi apresentada na Primary Science Education Conference (Edinburgh, de 6 a 8 de junho de 2019). Nessa oficina participaram 17 professores primários britânicos.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2024.029-072

Published

2025-05-19

How to Cite

ESPELHO MEU, ESPELHO MEU, QUEM É MAIS CRIATIVO QUE EU?. (2025). Seven Editora, 1183-1194. https://sevenpublicacoes.com.br/editora/article/view/7150