A EDUCAÇÃO FÍSICA E O DOCUMENTO BASE PROEJA: ESTRATÉGIA DE INTEGRAÇÃO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE JOVENS E ADULTOS
Keywords:
Educação Física, PROEJA, Documento BaseAbstract
Um dos desafios da Educação profissional de Jovens e Adultos é a construção de uma identidade própria dirigida a novos espaços educativos, incluindo a construção de uma escola para jovens e adultos. Para orientar as escolas na elaboração de seu projeto pedagógico, a partir do curso definido, o Ministério da Educação (MEC) no Brasil, constituiu um grupo de trabalho responsável pela elaboração de um documento intitulado Documento Base PROEJA (Programa Nacional de Integração Profissional com a Educação Básica na modaliade de Jovens e adultos). O documento afirma que a ampliação PROEJA é uma estratégia de integração do processo de formação, o que resultaria em uma interlocução também dos conteúdos, metodologias e práticas educativas. Portanto, esta pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, tem como objetivos mostrar a existências do documento institucional norteador para a modalidade PROEJA, e indicar a necessidade da adesão entre as práticas pedagógicas da Educação Física do PROEJA, e as propostas institucionais. Concluímos que contribuição do componente curricular Educação Física ao projeto educacional, longe de intenções prescritivas, está em pensar as intervenções pedagógicas possíveis no campo de saberes deste na escola em consonância com o projeto institucional vigente. Neste sentido, é necessário que a mesma se constitua como disciplina escolar articulando da sua prática pedagógica com as demais disciplinas no projeto educacional da escolar, e não como uma atividade isolada.
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